Ambientes digitais como o Zoho Workplace permitem melhorar a interação entre os times
É provável que, recentemente, você tenha ouvido alguns termos como internet das coisas, transformação digital ou automatização de processos. Não é por nada que esses assuntos estão em alta: o mundo vive um momento intenso de mudança de processo, que têm alterado a forma de se comunicar, socializar e até mesmo trabalhar. Neste contexto, cabe às empresas investirem em tecnologia na operação para continuarem produzindo.
Plataforma de escritório online cresce mais de 30% ao ano e disputa mercado com outras gigantes do segmento
A produtividade no mercado de trabalho sempre foi um desafio, mas agora, ele é muito maior. Uma pesquisa publicada pela Universidade da Califórnia, revelou que os seres humanos conseguem, em média, se concentrar em algo por apenas três a cinco minutos. A distração pode acontecer por diversos motivos, como o uso de redes sociais, acesso a conteúdos não relacionados ao local de trabalho, ou até mesmo a troca de ferramentas corporativas.
De acordo com um levantamento da Gartner, um colaborador precisa alternar entre onze aplicativos diferentes para realizar o seu trabalho, o que pode por si só refletir na perda de foco.
O que pode ser feito para melhorar a produtividade?
Esse é um grande desafio para os líderes, que, muitas vezes, erram neste processo ao adotar um modelo de microgerenciamento — uma gestão em que as lideranças exercem controle excessivo com os times, através de uma abordagem autocrática que pode desengajar os colaboradores. De acordo com Fernanda Bordini, que é gerente do Zoho Workplace, o uso de ferramentas tecnológicas pode ser o diferencial que faltava para organizar os times.
“Muitas empresas ainda microgerenciam todo o trabalho, ou então não têm noção do que está sendo feito e os prazos que cada atividade necessita. A tecnologia ajuda na organização e automatização de fluxos de trabalho rotineiros, fazendo com que todos tenham fácil acesso às tarefas de forma colaborativa e com prazos definidos”, reforça.
No dia a dia, as ferramentas tecnológicas podem ser fundamentais para melhorar a comunicação e a produtividade entre o time. A longo prazo, o resultado é a redução do microgerenciamento e a melhora da autonomia do time, que consegue atuar em conjunto mesmo com modelos de trabalho híbrido ou home office.
Com uma plataforma de colaboração automatizada, é possível reduzir ou eliminar os processos repetitivos. Além disso, permite que os usuários precisem acessar apenas um espaço para realizar suas demandas diárias, o que possibilita ao líder ter um maior controle e garantir a produtividade do time. O ambiente torna-se mais leve e organizado para todos, inclusive para novos profissionais, já que todas as movimentações ficam documentadas e compartilhadas entre as equipes.
“Economia está na casa dos milhares de reais”, afirma empresário que investiu em ferramenta Zoho Workplace
Zoho Workplace faz a diferença
Plataformas de colaboração, a exemplo do Zoho Workplace, têm crescido no mercado como ferramentas fundamentais para impulsionar a produtividade nos escritórios modernos. Ao integrar uma variedade de recursos colaborativos, essas plataformas facilitam a comunicação eficiente entre equipes, independentemente da localização geográfica dos membros.
O Zoho Workplace oferece oito aplicativos que abrangem desde e-mail corporativo, chat, intranet social, videochamadas, compartilhamento de documentos e muito mais. Todas possuem conexão entre si, o que mantém a colaboração em tempo real, promove a facilidade de encontrar materiais e eleva a eficiência no ambiente de escritório.
- Ambiente seguro e organizado para enviar e-mails
O Zoho Mail é uma das ferramentas de e-mail corporativos mais seguras do mundo, e permite que os usuários troquem mensagens com segurança, tenham acesso a um calendário integrado, quadro de tarefas, domínio personalizado para o seu negócio, grande espaço de armazenamento, criptografia e garantia de privacidade. Os data centers da ferramenta têm níveis de segurança altos, com criptografia de mensagens S/MIME. - Reuniões e videoconferências com facilidade
Com o trabalho remoto, os escritórios têm dificuldades de encontrar maneiras de fortalecer a comunicação entre os colaboradores. Para facilitar esse processo, eles podem contar com o Zoho Meeting, uma plataforma on-line que permite reuniões e webinars em um ambiente seguro e de fácil uso. - Trocas de mensagens instantâneas
Para interações mais rápidas no dia a dia, o Zoho Cliq é um chat corporativo que facilita a troca de mensagens no ambiente de trabalho. Com uma usabilidade que permite organizar as conversas, o aplicativo possibilita o envio de arquivos, chamadas de áudio e vídeo. - Criação de apresentações simples e profissionais
A rotina de trabalho exige a criação de apresentações profissionais, e com o Zoho Show, é possível produzi-las de forma rápida e intuitiva. Crie slides de forma envolvente e visualmente atrativa em qualquer lugar, com mais de 100 modelos prontos. - Elaboração de gráficos e planilhas de forma colaborativa
Para elaborar gráficos, planilhas e outros documentos de forma colaborativa, é possível contar com o Zoho Sheet. Através de um processador de dados assistido por inteligência artificial, os times podem automatizar boa parte do trabalho. - Criação de textos com facilidade
Com o Zoho Writer, é possível criar documentos em todos os dispositivos de forma rápida e fácil. Além disso, para elaborar textos de forma colaborativa, o aplicativo facilita compartilhar arquivos com colegas de trabalho em tempo real, editar PDFs, traduzir textos e salvá-los em diversos formatos. - Intranet moderna que permite interação do time
Contar com uma ferramenta para trocar mensagens, conteúdos, treinamentos e feedbacks pode aumentar a interação do time. É por isso que os colaboradores podem contar com o Zoho Connect, uma intranet que permite compartilhar boletins, atualizações, imagens, vídeos, links e outros materiais, tudo organizado em uma plataforma visualmente atrativa, estilo feed de redes sociais. - Gerenciamento de arquivos
Para compartilhar e gerenciar arquivos de forma eficaz, a plataforma conta com o Zoho WorkDrive, um ambiente de trabalho seguro e compartilhado. Nele, é possível criar e armazenar arquivos com facilidade. - Todos esses aplicativos são conectados e fáceis de usar. Além disso, têm um custo-benefício maior em relação a outras plataformas similares disponíveis no mercado. Para testar, o Zoho Workplace disponibiliza o uso gratuito por 15 dias. O software também conta com um time de suporte humanizado e local, e os planos não têm multa de saída, tempo mínimo de contrato ou burocracias de contratação.