As ações de empresas de tecnologia para investir na Bolsa atualmente são: Bemobi (BMOB3), ClearSale (CLSA3), Dotz (DOTZ3), Enjoei (ENJU3), Infracommerce (IFCM3), Intelbras (INTB3), Livetech (LVTC3), Locaweb/LWSA (LWSA3), Méliuz (CASH3), Multilaser (MLSA3), Neogrid (NGRD3), Positivo (POSI3), TC (TRAD3), Totvs (TOTS3) e Valid (VLID3).
O futuro é digital e tecnológico! Os produtos e serviços voltados à tecnologia e à transformação digital estão entre os mais requisitados do mercado e as inovações chegam em ritmo impressionante. A rápida ascensão das empresas de tecnologia está entre as características mais marcantes da economia moderna.
Das 10 empresas de maior valor de mercado do mundo, 6 são do setor de tecnologia, sendo que 5 estão nos EUA, aponta estudo.
Ou seja, quem não gostaria de ser sócio de gigantes desse tipo, não é mesmo? Porém, não é só nas empresas que dominam o mercado que há boas possibilidades de investimento. Nas empresas menores, os Analistas observam um robusto crescimento nos últimos anos.
No artigo de hoje, você conhecerá quais são as ações de empresas de tecnologia na Bolsa do Brasil e alguns BDRs para investir no exterior.
Como é o setor de tecnologia no Brasil?
O setor de tecnologia no Brasil foi bastante impulsionado pela pandemia e pela necessidade de as empresas se adequarem rapidamente à transformação digital. Um estudo do Insper constatou que o setor de TI cresceu 22,9% em 2022, bem semelhante aos 23% de 2021.
Outro levantamento, este do IDC, aponta que o mercado de TI deve crescer 11% na América Latina em 2024 e o Brasil deve superar os EUA, liderando o crescimento da área nas Américas.
Muitos investidores passaram a direcionar recursos para o ramo de tecnologia, pois ele se mostrou um dos mais resilientes na crise, bem como atraiu mais aberturas de capital na Bolsa.
Desde o início de 2020, ao menos 13 empresas de tecnologia fizeram seu IPO na Bolsa, o setor que mais realizou aberturas de capital no período.
Além disso, um pesquisa recente mostrou que o número de empresa de tecnologia na Bolsa já passa o número de ações de bancos na B3. Ademais, é um dos setores que mais vem demandando profissionais qualificados e um dos que mais contratam trabalhadores.
Por fim, estima-se que o setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) deve injetar R$845 bilhões no Brasil até 2024.
Vale a pena investir em empresas do setor de tecnologia?
Por ser um dos setores que mais tem atraído empresas para realizar IPOs, seja no Brasil, seja no exterior, as empresas de tecnologia frequentemente aparecem nas recomendações dos Analistas de mercado como algumas das mais promissoras.
Claro que o crescimento exponencial dessas empresas é algo atrativo, mas lembre-se de não colocar todos os ovos na mesma cesta.
Ao investir em ações de tecnologia, você aumenta tanto a diversificação quanto o potencial de crescimento da sua carteira.